As noites de parque está de volta. Da Tradição Irreverente, Nasce a História do Presente, é o Lema apresentado pela Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2019 da Universidade de Coimbra (UC), que pretende celebrar os 50 anos da crise académica de 1969. As Noites do Parque da Queima acontecem entre 3 e 10 de maio.

As comissões organizadoras da queima das fitas de 2019 em parceira com o Fórum de Coimbra, apresentaram o cartaz oficial da queima das fitas, no 23 de abril. 

Foto retirada pela página do facebook: Queima das Fitas

A UC traz de volta a festa da Queima das Fitas que, se realiza de ano em ano, consistido para os fitados e os veteranos na comemoração do último percurso universitário. O seu programa tradicional consiste, sobretudo, em som.

A comissão referiu que, quer aproximar a queima da cidade e das instituições. No dia 2 de maio, a Serenata Monumental vai abrir a queima no largo da Sevelha pelas 23:59h.

Há também a dança de Sarau de Gala, que vai ter lugar no Teatro Académico Gil Vicente, no dia 3 de maio pelas 21h. É considerada a maior amostra cultural da academia, com a atuação de diversos grupos académicos e da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (ACC).

Quim Barreiros, Expensive Soul, Kura, Capitão Fausto são os presentes que vai actuar no palco e entre outros autores, na festa dos estudantes da Universidade de Coimbra.

O programa conta a partir de sexta feira 3 de maio, com a presença do convidado de hip-hop de banda português sippinpurpp e yuzi e conta também com a participação de PROFJAM + MIKE EL NITE. 

O 4 de maio vai estar no palco a faixa de mais conhecido como BONGA é um cantor e compositor de folk e samba de Angola. Conta também a presença de expenssive soul e putzzgrilla. 

No dia 5 de maio é o dia de Cortejo da Queima das Fitas, inicia-se na estátua de D. Dinis, onde os estudantes finalistas desfilam até à baixa da cidade, do topo dos carros alegóricos. Os carros vão dar a volta até ao largo da portagem. Nesta noite vão-se apresentar no palco a Quantunna, MARUFA e HI-FI, Quim Barreiros e a Fan-Farra.

Foto retirada pela Pág de facebook

A noite seguinte conta com a presença da secção de fado. A 7 de maio Stereossauro, dino d’Santiago, DJ Ride, 8 de maio: Plutonio; Mishlawi, DJ Dadda, Carla Prata; Lhast, 9 de maio vai estar também o grupo musical de Capitão Fausto no palco de Parque e o evento recebe ainda os belgas 2manydjs.

A programa encera no dia 10 de maio com a presença de (sunset): DJ Kura e Revenge of the 90s neste último dia a porta vai abrir a partir das 17h.00, até o final da festa. A festa é em parceria com Associação Académica de Coimbra, Queima das Fitas de Coimbra, Conselhos de Veteranos, Universidade de Coimbra, câmara Municipal de CoimbraServiço de Acão Social da UC