Manuel Machado apresentou esta quarta-feira, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), dois mini-autocarros 100% eléctricos adquiridos pela autarquia. O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra promete uma melhoria e alargamento do projecto “Ecovia”, que deu os primeiros passos no ano passado.

Foi naquele que é considerado o “maior evento sobre cidades inteligentes”, o “Portugal Smart Cities Summit”, que Manuel Machado, atual Presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), apresentou um novo conceito de mobilidade para a cidade: autocarros 100% eléctricos que vão reforçar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC).

O relançamento do projecto “Ecovia”, iniciado em 2018, foi discutido na Cimeira dos Autarcas, que decorreu entre 21 e 23 de maio, pela secção de municípios “Cidades Inteligentes”, onde o representante da Câmara de Coimbra esteve presente.

No expositor da CMC, na Feira Internacional de Lisboa, pôde ver-se um dos dois mini-autocarros que estarão, em breve, disponíveis na cidade, para criar novas condições de mobilidade aos cidadãos.

O mini-autocarro tem 6 metros de comprimento e capacidade para 19 pessoas.
Fonte: Notícias de Coimbra

O investimento de cerca de sessenta e três mil euros vai permitir uma flexibilização de transportes na Linha do Centro Histórico da cidade, com vista ao alargamento da mesma.

Em outubro de 2018, a autarquia submeteu uma candidatura ao PO SEUR, o Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com vista à aquisição de cinco autocarros e nove mini-autocarros elétricos, sistemas de carregamento e ainda serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Assim que for aceite, esta segunda fase do projecto vai possibilitar um serviço melhorado de ligação de pontos estratégicos a parques de estacionamento localizados na periferia da cidade.

No evento, a autarquia publicitou ainda novas tecnologias que têm sido instaladas nos últimos anos em Coimbra, como os painéis eletrónicos com informação de horário dos SMTUC que vemos espalhados pela cidade, a rede wi-fi “Coimbra +” e até o sistema de telemetria nos contadores das Águas de Coimbra.

A Câmara Municipal de Coimbra estima que o investimento total no projecto “Ecovia” seja de cerca de seis milhões de euros e que, até 2022, a frota dos SMTUC tenha um total de 25 veículos 100% eléctricos.